Capa-as-maiores-feiras-de-franquias-1

As maiores feiras de franquias nacionais e internacionais

Bem-vindo, empreendedor. Este artigo é para você que tem ou que pretende ter uma franquia, e também para você que tem uma marca franqueadora. Nele, vamos falar sobre as grandes oportunidades de negócio que você pode encontrar participando de uma feira de franquia.

Para que você tenha toda a informação necessária, vamos apresentar também as maiores e melhores feiras de franquia nacionais e internacionais, quando elas acontecem e o que você precisa fazer para participar.

Como você pode estar entrando agora nesse segmento, antes de nos aprofundarmos nas feiras de franquias, que é nosso assunto principal, vamos falar rapidamente sobre o que é uma franquia, como ela funciona e quais as principais vantagens que você terá se optar por esse modelo de negócios, tanto como franqueado, quanto como franqueador.

Então, vamos lá, empreendedor!

 

O que é uma franquia?

As franquias são um formato de negócio que surgiu nos Estados Unidos e que, por sua funcionalidade e alta rentabilidade, se espalhou por todo o mundo. Sem dúvidas, a franquia é um modelo muito mais seguro de investir do que começando uma empresa do zero.

Ela funciona de maneira relativamente simples: o proprietário de uma marca que já funciona muito bem no mercado, possui valor agregado e gera lucros já comprovados na prática, disponibiliza para comércio o seu próprio modelo de negócios.

O franqueado, ao adquirir uma determinada franquia, recebe todos os direitos de uso da marca, patente, produtos ou serviços. Mas não é apenas isso. Ambas as partes, franqueado e franqueador, firmam entre si um contrato, onde o franqueado se submete a cumprir todas as regras e executar todos os procedimentos que são fornecidos pelo franqueador, na gestão de sua filial franqueada.

Nem poderia ser diferente. As franquias são marcas já conhecidas e respeitadas no mercado. Qualquer ponto fora da curva pode resultar em prejuízos para toda a rede. Assim, fica a cargo da empresa franqueadora oferecer todo o suporte e treinamento necessário para que o empresário consiga alcançar os objetivos traçados no acordo. Esse auxílio pode ser feito tanto por plataformas de ensino on-line, quanto in loco.

Toda essa ajuda já está prevista e inclusa nas taxas que devem ser pagas mensalmente pelo franqueado após a firmação do contrato. São elas que garantem ao investidor o compartilhamento de todo o seu know-how que foi o que, afinal de contas, transformou sua marca em um empreendimento bem-sucedido e um modelo a ser replicado.

Por todos esses motivos, abrir uma franquia tem sido comum e uma excelente estratégia comercial para quem quer empreender ou ampliar sua carta de investimentos.

 

Artigo especial: Maria Go, Mais Lucro para Franqueados Maria Açaí.

 

Quais as principais vantagens de aderir a uma franquia?

As vantagens de abrir uma franquia são muitas. Para que fique mais claro, vamos agora conhecer em tópicos quais são essas vantagens:

 

  • Força comprovada da marca;
  • Modelo de negócio testado;
  • Demanda garantida pelo produto ou serviço;
  • Credibilidade;
  • Rapidez para iniciar o negócio na prática;
  • Ganho de escala em negociações com fornecedores;
  • Treinamento para gerir o negócio;
  • Troca de experiências com outros franqueados.

 

Algumas informações fornecidas até aqui podem ser encontradas, com muito mais detalhes, no site Encontre sua Franquia, que você pode acessar pelo link:

https://encontresuafranquia.com.br/como-funciona-o-sistema-de-franquias/

 

O que é uma Feira de Franquias?

Uma Feira de Franquias é um grande balcão de negócio. É a oportunidade de um encontro real entre as empresas franqueadoras e os empresários ou futuros empresários que estão pensando em investir numa franquia ou que desejam ampliar seu ramo de atuação.

Em outras palavras, o objetivo principal de uma Feira de Franquias é abrir espaço para que as empresas detentoras de marcas já testadas no mercado, possam apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em ter o seu próprio empreendimento, se tornando franqueados de uma marca.

Portanto, para as empresas franqueadoras, é uma ótima oportunidade de se aproximar do empreendedor que busca o crescimento e a expansão do seu negócio. Para o potencial franqueado, também é uma oportunidade imperdível de conhecer melhor como funciona o mercado das franquias no qual ele pretende investir.

Afinal de contas, para ambos lados, franqueadores e franqueados, o franchising é uma das melhores formas de realizar grandes negócios.

 

Conheça o Programa Candidato-Franquado e viaje para o Rio para conhecer nossas unidades.
programa candidato-franqueado-maria-acai-franquias-banner
Clique na imagem para assistir ao vídeo no YouTube.

 

 

Por que participar de Feiras de Franquias?

Nos dirigimos em primeiro lugar aos proprietários de franquias ou de redes franqueadoras que estão cogitando a ideia de participar de uma Feira de Franquias.

As Feiras de Franquias são oportunidades de apresentar aos eventuais interessados, a sua rede franqueadora e seu modelo operacional, inclusive proporcionando ao potencial franqueado desfrutar de experiências a que só administradores e franqueados têm acesso. Também é a oportunidade de mostrar em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e formas de pagamento que podem e costumam ser lançadas durante essas feiras.

A presença de sua empresa em um evento como esse dará mais confiança à tomada de decisão por parte do novo investidor. Quando ele entende com clareza qual será seu papel na administração da franquia, o interessado passa a dar mais credibilidade à empresa franqueadora.

Além disso, os eventos costumam atrair um número expressivo de interessados e contam com um ótimo índice de retorno. Por isso, não restam dúvidas de que vale a pena conhecer algumas feiras de franquias, tomar conhecimento de quando elas acontecem e colocar pelo menos algumas delas na agenda anual de sua empresa.

Vejamos agora, em tópicos, as maiores vantagens que um empresa franqueadora poderá ter em participar de uma Feira de Franquias:

  • Fortalecimento da marca;
  • Aproximação dos clientes;
  • Ampliação de networking;
  • Oportunidades de negócio.

 

Feiras de Franquias para investidores e candidatos a franqueados

Nos dirigimos agora aos empreendedores ou futuros empreendedores que estão considerando a ideia de adquirir uma franquia.

Para quem está querendo entrar no ramo, as Feiras de Franquias que acontecem em todo o mundo em datas específicas e são amplamente divulgadas dentro do setor empresarial, são excelentes oportunidades para que o empreendedor consiga entender melhor sobre o mercado de franquias. Neles, o empresário também pode adquirir e compartilhar conhecimentos, identificar as melhores oportunidades de investimento e ficar por dentro de todas as tendências do mercado, relacionadas ao setor.

Além disso, as feiras possibilitam a criação de uma rede de contatos com pessoas que podem se tornar bons parceiros e contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.  Ou seja, esses eventos são oportunidades de se encontrar com outras pessoas que são referência e estão interessadas no universo do franchising nacional e internacional.

Pode-se também, através das feiras, conhecer a fundo as franquias que existem, comparando umas com as outras, o que te levará a poder decidir com maior propriedade em qual segmento você deve investir, segundo seu próprio perfil empreendedor.

Como você vê, são várias as vantagens de se participar de uma feira de franquias, se você está pensando em se filiar a uma delas. Porém, para que fique ainda mais claro para você, empresário que está pensando em apostar numa nova modalidade de negócio e cogita a ideia de participar de um evento desse tipo, vamos deixar também em tópicos, os principais benefícios que você obtém participando de uma feira. São eles:

  • Conhecimento das marcas franqueadoras;
  • Maior entendimento de cada modelo de negócios;
  • Ampliação de networking;
  • Oportunidades de negócio.

 

Quais são as maiores Feiras de Franquias do Brasil?

Chegamos agora ao assunto principal deste artigo: As maiores Feiras de Franquias que são realizadas todos os anos, tanto no Brasil, quanto no mundo. Primeiro, vamos às nacionais…

Devido aos impactos decorrentes da pandemia provocada pela Covid-19, alguns eventos tiveram de ser cancelados nos anos de 2020 e 2021, mas a boa notícia é que há previsão de grandes eventos em 2022 e 2023.

Confira a partir daqui, as principais Feiras de Franquias que acontecem no Brasil nos próximos doze meses, suas respectivas relevâncias para o segmento, as datas e os locais onde suas próximas edições deverão acontecer e como fazer para participar, tanto como franqueador, quanto como franqueado.

 

Feira de Franquias Franchise B2B

A Feira de Franquia Franchise B2B é um dos eventos mais aguardados do ano por empreendedores de todo o Brasil. Isso porque ela apresenta uma grande quantidade de marcas expositoras e ocorre em diversas cidades do país. É uma das feiras de maior destaque em todo território nacional, pois apresenta uma série de inovações para o segmento.

Um de seus diferenciais é que a feira permite um encontro cara a cara com o franqueador, ocasião que faculta ao possível franqueado poder tirar suas dúvidas, negociar condições para aderir à marca, entre muitas outras possibilidades.

Outro grande atrativo é que a Franchise B2B é um evento gratuito. O empreendedor pode agendar uma reunião com os franqueadores sem necessidade de ingresso. Do mesmo modo, os interessados podem também visitar os stands das diversas marcas que irão se apresentar durante a feira.

 

Principais características da Franchise B2B:

  • Realizada em várias cidades do país todos os anos;
  • Realizada sempre nos centros de convenção de grandes hotéis;
  • Possibilidade de encontro cara a cara do franqueador com o potencial franqueado;
  • Muitas das principais marcas participam da feira;
  • Palestras gratuitas.

 

As próximas edições da Franchise B2B estão previstas para acontecer:

  • Campinas, SP, Hotel Vitória, 21 de julho de 2022;
  • Ribeirão Preto, SP, Hotel Golden Tulip JP, 11 de agosto de 2022;
  • Curitiba, PR, Hotel Radisson, 25 de agosto de 2022;
  • Fortaleza, CE, Hotel Gran Marquize, 22 de setembro de 2022;
  • São José dos Campos, SP, Hotel Monreale, 6 de outubro de 2022;
  • Salvador, BA, Hotel Fieste, 20 de outubro de 2022;
  • Joinville, Bourbon Hotel, 10 de novembro de 2022; 
  • São Paulo, SP, Hotel Pullman, 23 de novembro de 2022; 
  • Santo André, SP, Hotel Bristol ABC, 8 de dezembro de 2022.

 

Maiores informações podem ser obtidas no site da feira: https://franchiseb2b.com.br/todas-feiras

 

Feira Franchise4U

É uma feira diferente, sem stands e sem filas. O evento tem como modelo o agendamento de reuniões individuais. Nela, o potencial franqueado marca um diálogo com os representantes das marcas que mais lhe interessam.

As reuniões precisam ser agendadas com antecedência e têm como tempo de duração, em média, 30 minutos. Nessa conversa, o empreendedor esclarece as dúvidas mais relevantes para a elaboração do planejamento e para a tomada de decisões mais acertadas.

 

Principais características da Franchise4U:

  • Baixo custo para as marcas;
  • Gratuita para os potenciais franqueados;
  • Reuniões individuais;
  • Realização em diversas capitais do país.

 

As próximas edições da Franchise4U estão previstas para acontecer em:

  • Recife/PE, Hotel Gran Mercure Boa Viagem, em 28 de julho de 2022; 
  • Campo Grande/MS, Hotel Deville Prime, em 18 de agosto de 2022;
  • Vitória/ES, Hotel Sheraton Vitória, em 15 de setembro de 2022.

  

Maiores informações podem ser obtidas no site da feira: https://www.franchise4u.com.br/

 

Feira de Franquia Franchising Fair

Também tem como característica principal o fato de ter edições em mais de um local todos os anos. Em 2021, a Franchising Fair foi realizada em Curitiba, Belo Horizonte e Goiânia. Em 2022, há previsão de edições da feira em Curitiba e Goiânia.

O objetivo principal do evento é auxiliar os potenciais franqueados na definição de qual é o melhor negócio para investir e alcançar o retorno esperado. Para isso, o evento busca reunir as principais redes de franquias do país, oriundas de vários e diversificados setores. Em sua programação, disponibiliza de palestras gratuitas ministradas por especialistas no modelo de franchising, seminários, workshops, fóruns de debates, entre outras atrações.

 

Principais características da Franchising Fair:

  • Realizada periodicamente desde 1999;
  • Site muito completo para se informar com antecedência;
  • Edições em diferentes capitais todos os anos;
  • Palestras e eventos gratuitos;
  • Reunião das melhores marcas do país;
  • Excelente participação de potenciais franqueados;
  • Conta com apoio do Sebrae.

 

A próxima edição da Franchising Fair está prevista para acontecer em: 

  • Curitiba, de 26 a 28 de agosto de 2022; 
  • Goiânia, de 25 a 27 de novembro de 2022. 

 

Mais informações podem ser obtidas no site da feira: https://www.feiradefranquias.com.br/

 

Caso tenha pressa em conhecer o nosso modelo e não queira esperar para participar de uma feira, faça um cadastro sem compromisso através da página: https://www.mariaacai.com.br/candidato-franqueado/

 

Quais são as principais Feiras de Franquias do mundo?

Vamos agora conhecer três Feiras de Franquias que, por seu tamanho, importância, estrutura, número de marcas expositoras e número de participantes, estão entre os maiores eventos do segmento em todo o mundo.

 

Feira de Franquia International Franchise Expo

A International Franchise Expo é um evento líder mundial no segmento que possibilita aos potenciais franqueados criarem um importante networking e se conectarem com marcas de franquias reconhecidas no mercado de médio e de grande porte em todo o mundo

Também reúne palestrantes qualificados e experientes no mercado, expositores e patrocinadores para dividirem aprendizados e informações, apresenta as principais tendências, as inovações, os melhores modelos de gestão de negócios, e até um pouco de diversão.

Milhares de empreendedores e futuros donos de negócios participam da International Franchise Expo todos os anos, tornando-a a maior feira de franquias do mundo.

 

Entre suas principais vantagens, estão:
  • Mais de 400 expositores do mundo inteiro;
  • Marcas de franquias de todos os segmentos; 
  • Reunião de milhares de empreendedores;
  • Workshops e palestras oferecidos em locais descontraídos, em que é possível realizar perguntas, participar de debates e discussões, interagir com as pessoas e fazer parte de pesquisas;
  • Conta com a parceria da associação de franquias líder mundial, a International Franchise Association;
  • Grande divulgação na mídia;
  • Geração de grande volume de negócios durante o evento.

 

A próxima edição da Franchising Fair está prevista para acontecer em: 

  • 1º a 3 de junho de 2023, em Nova York, NY, EUA.

 

Maiores informações podem ser obtidas no site da feira: https://www.franchiseexpo.com/ife/

 

Feira de Franquia ABF Franchising Expo

A ABF Franchising Expo é considerada o maior evento de franquias do Brasil e figura também entre as três maiores feiras do segmento no mundo. Como tal, nela é possível adquirir muito conhecimento sobre o funcionamento desse tipo de modalidade nos mais variados nichos, como vestuário, beleza, perfumaria, serviços, calçados, alimentação, entre outros.

Em sua programação, há palestras e debates com profissionais da área, desde pequenos empresários até fornecedores de multinacionais, congressos, workshops, seminários, fóruns de debates e muito mais.

A edição 2022 da ABF Franchising Expo aconteceu de 22 a 25 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, SP. Segundo seus organizadores, contou com a participação de cerca de 65 mil empreendedores de todas as partes do Brasil e do exterior.

 

Principais características da ABF Franchising Expo:

  • 4 dias de eventos;
  • Mais de 450 marcas participantes;
  • Mais de 90 horas de palestras gratuitas;
  • Disponibilização de vasto conteúdo;
  • Grandes oportunidades de networking; 
  • Alto volume de negócios efetivados;
  • Reunião de mais de 65 mil empreendedores.

 

 A próxima edição da feira está prevista para acontecer entre os dias:
  • 28 de junho e 1º de julho, também no Expo Center Norte, na capital paulista.

 

Maiores informações podem ser obtidas no site da feira: https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

 

Feira do Empreendedor Sebrae

Este é, sem dúvidas, um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil. Em 2021, foi realizado entre os dias 22 e 27 de agosto, de forma virtual. Apenas através da plataforma digital Sebrae Experience, o evento contou com mais de 115 mil participantes, num total de mais de 190 mil atendimentos.

Trata-se de um dos eventos mais tradicionais e importantes do país, que acontece desde 1992, com a finalidade de reunir, em um único local, grandes oportunidades de aprendizado e capacitação.

As franquias sempre figuraram entre suas atrações, mas a novidade dos últimos anos é a presença do “Encontre Sua Franquia”, focada em empreendedores desse formato de negócio, com palestras, oficinas, painéis, workshops, encontros, fóruns, debates e muitas outras ferramentas disponíveis para quem busca abrir sua franquia e identificar qual é o melhor caminho para isso.

 

Principais características da Feira do Empreendedor Sebrae:

  • Maior feira de empreendedorismo do Brasil e do mundo;
  • Uma das mais importantes também no segmento de franquias;
  • Muitas palestras e eventos gratuitos;
  • Presença das marcas mais importantes; 
  • Grande volume de negócios;
  • Reunião do maior número de participantes no país;
  • Chancela do Sebrae;
  • A partir de 2023, primeira do Brasil em modelo híbrido.

 

A próxima edição da Feira do Empreendedor Sebrae está prevista para acontecer:
  • De 7 a 11 de outubro, em modelo híbrido – Presencial no São Paulo Expo e também virtualmente, através da plataforma Sebrae Experience.

 

Maiores informações podem ser obtidas no site da feira: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

 

Franquias baratas

Até aqui nos reportamos, através deste artigo, aos pequenos, médios e grandes empreendedores que investem ou pretendem investir no modelo de franquias, seja como franqueador, seja como franqueado. Contudo, antes de encerrar, queremos nos dirigir também aos microempreendedores. Afinal, essa classe é vastíssima e representa uma fatia muito significativa para a economia nacional e internacional.

Muitas pessoas acreditam ser preciso juntar muito dinheiro para começar um negócio, o que exclui milhões de empreendedores em potencial. Há pessoas que batalham para chegar até o fim do mês com dignidade, conseguindo juntar qualquer quantia, por menor que seja. Com essa realidade de vida, torna-se impossível conseguir juntar, muito menos em tempo hábil, um grande montante para ter capital inicial.

Por causa disso, alguns indivíduos que têm perfil empreendedor, às vezes se endividam, pegando empréstimos a juros altíssimos, para começar um negócio com base apenas na determinação e na coragem.

Você, que é microempreendedor e que, por enquanto, não pode nem sonhar em ser franqueado de uma grande marca como McDonalds, China In Box, GiOlaser ou Bluefit saiba que existem diversas opções de microfranquias, nas quais, com menos de 100 mil reais, já é possível começar a empreender com franchising.

Apesar de estarem na média de investimento em franquias, onde as mais baratas podem iniciar em 5 mil reais, esses modelos de negócio intermediários – microfranquias -, oferecem retorno financeiro equivalente ao investimento que você faz. Por exemplo, a microfranquia da Maria Açaí com investimento inicial de 86 mil (consulte opções mais baratas com nossos consultores, modelo ‘to go’ ou express), tem lucratividade média mínima de 15% sobre um faturamento médio mensal de 50 mil reais para os franqueados da rede.

Maiores informações sobre Franquias baratas, bem como sobre franquias e feiras de franquias de modo geral, podem ser encontradas no site “Encontre sua franquia” que trabalha em parceria com o Sebrae, inclusive na realização da Feira do Empreendedor, e de onde saíram as fontes para muitas informações constantes neste artigo.

 

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, segue abaixo o link do site “Encontre sua Franquia”:

https://encontresuafranquia.com.br/feira-de-franquia-2022/

 

Outras informações sobre feiras de franquias podem ser encontradas no site Central do franqueado, disponível em:

https://centraldofranqueado.com.br/franchising/feiras-de-franquias-2022/

 

Ainda não está pronto para prosseguir nas negociações? Clique aqui e conheça nossa Minipédia gratuita com todas informações que você necessita para se preparar para investir em franquias da Maria Açaí.

 

 

E-book Minipédia Gratuita Maria Açaí Franquias

[wpforms id=”5581″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *