investir_franquia-comida-alimentacao-franchising

Por que investir em uma Franquia de Comida?

A alimentação sempre foi prioridade de consumo do ser humano. Por isso, investir em franquia de comida é sempre promissor. Do mesmo modo, investir em um sistema testado e aprovado. Isso sim, pode ser um divisor de águas para o seu empreendimento. Nesse quesito, as franquias de comida estão a um passo do sucesso do seu negócio.

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação registrou um aumento de 13,6% no faturamento em 2022, ultrapassando R$ 200 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado pela retomada da economia e pela expansão do mercado de franquias.

Participação no PIB

A Associação Brasileira das Indústrias de Alimento (ABIA) apontou que 11,2% do PIB brasileiro é de responsabilidade do setor alimentício. Esse percentual representa um aumento de 0,6% em relação a 2020.

Geração de empregos

O setor de alimentação é responsável por 1,8 milhão de empregos formais e diretos. Esse número representa um aumento de 9,2% em relação a 2020.

Considerações sobre os dados de franquias de comida

Considerações

Os dados atualizados mostram que o setor de franquias de comida continua a crescer de forma significativa. Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como a retomada da economia, a expansão do mercado de franquias e a mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais buscando praticidade e comodidade.

As franquias de comida são uma excelente opção de investimento para quem busca um negócio com potencial de crescimento e lucratividade. Esse tipo de negócio oferece uma série de vantagens, como:

  • Modelo de negócio já testado e aprovado;
  • Suporte e treinamento da franqueadora;
  • Acesso a uma marca conhecida e consolidada;
  • Menor risco de falência.

 

Vantagens de investir em uma franquia de comida

O tema “comida saudável” esteve muito em alta em 2020. Isso se deve, principalmente, à preocupação crescente das pessoas com a saúde e o bem-estar.

O setor alimentício já representava uma boa oportunidade de negócio, mas investir em uma franquia de comida saudável se tornou ainda mais interessante. Isso porque as pessoas estão cada vez mais dispostas a pagar mais por alimentos que sejam saudáveis e nutritivos.

O açaí é um alimento que agrupa várias características benéficas à saúde, entre elas o fortalecimento do sistema imunológico. A fruta é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger o organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, o açaí é uma boa fonte de fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

O consumo de açaí no Brasil vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Em 2022, o consumo total da fruta no país foi de 1,5 milhão de toneladas, gerando receita de R$ 50 bilhões.

Além disso, sendo o açaí o principal produto, que é saudável, não é nichado, nem é tendência, mas é resistente à sazonalidade, isso significa alto ticket, boa margem de lucro, previsibilidade e vendas o ano inteiro para quem deseja investir em franquias de alimentação.

Não por menos, Maria Açaí registrou um crescimento histórico e, em 4 anos de operação, tem 91 franqueadas nas regiões Sul e Sudeste. (Ver matéria)

Em 2021 a empresa já registrou o crescimento de 21% nos pedidos de delivery. Somente no mês de fevereiro a Maria Açaí inaugurou 7 lojas no Rio de Janeiro.

Definitivamente, investir em franquias de comida é uma excelente opção para quem quer faturar mesmo diante de adversidades como uma pandemia, por exemplo.

 

Características do açaí

  • Previne o envelhecimento precoce devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas;
  • Fortalece o sistema imunológico, rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e antioxidantes chamados antocianinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização;
  • Melhora a saúde do coração, com seu efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas como o ômega-9;
  • Melhora o funcionamento do intestino, por ser um fruto rico em fibras;
  • Protege contra alguns tipos de câncer por ser rico em polifenóis (substâncias que protegem as células do corpo e evitam o estresse oxidativo), evita a proliferação de células tumorais no caso da leucemia, adenocarcinoma de cólon e câncer de estômago, segundo um estudo científico;
  • Fornece energia ao corpo: o açaí é rico em gorduras, [tooltips keyword = “carboidratos complexos” content = “
    São ricos em fibras, o que gera impacto positivo em nossa saúde. Eles são convertidos em glicose lentamente, fornecendo níveis de energia que se mantêm ​​ao longo do dia, diminuindo a possibilidade de que sejam transformados em gordura, e mantendo a saciedade por mais tempo.

    “] e proteínas, fontes de energia para o corpo;

  • Reduz inflamação: o fato de o açaí conter antocianinas faz com que ele ajude a regular o metabolismo. Inclusive ele está sendo estudado como alternativa no tratamento da Covid-19 (Veja matéria completa);
  • Combate a anemia, por ser rico em ferro;
  • Efeitos protetores contra enfisema pulmonar, que é uma doença causada pela exposição crônica a fumaça do cigarro e isto ocorre porque o açaí tem ação anti-inflamatória e antioxidante;
  • Evita doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, devido ao seu conteúdo antioxidante, ajudando a atenuar os processos inflamatórios no cérebro.

 

Leia também:

Delivery muda rotina do comércio no Brasil;

Afinal, o que é franchising?

Investir em Franquias — Conceitos e comparação com outros investimentos;

Açaí, a Pérola Negra da Amazônia.

 

Baixe grátis:

 

[wpforms id=”5581″ title=”true” description=”true”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *